A regularidade legal de uma obra é um fator indispensável para garantir a segurança, evitar inúmeros transtornos e prejuízos. Por isso, observar o que diz a legislação para construção de casa de madeira é um dos passos iniciais do projeto.
Antes de iniciar qualquer tipo de intervenção, é importante entender as regulamentações para desenvolver um projeto da forma correta. É um dos requisitos mais relevantes para concluir a casa de madeira com tranquilidade e livre de riscos.
Neste post, vamos abordar quais são os principais termos da legislação para construção de casa de madeira. Continue lendo e veja tudo o que precisa saber para idealizar o seu imóvel sem nenhum transtorno com os órgãos públicos!
O processo construtivo de uma casa de madeira utiliza o método pré-fabricado, por isso, é concluído com maior agilidade. Uma das grandes vantagens é exatamente a praticidade e menor custo para concluir um projeto, até mesmo os mais complexos.
Apesar disso, assim como em qualquer tipo de construção, existem regras e leis que devem ser observadas. São regulamentações em âmbito municipal e estadual para direcionar o uso e ocupação do solo, reduzir riscos e garantir a ordem.
Veja a seguir, quais são os principais pontos da legislação para construção de casa de madeira!
Toda obra de uma casa de madeira deve seguir as regras de cálculo e dimensionamento das peças previstas da ABNT NBR 7191-1. A norma relata as condições e particularidades para a construção, como acontece nas edificações convencionais.
As casas de madeira são construídas a partir de diferentes espécies, como a Grápia e o Angelim-pedra. Toda madeira deve ter o certificado de origem e ser de reflorestamento, com todas as licenças e alvarás em vigor.
Para o início da obra, você precisa ter toda a documentação e um alvará aprovado para executar o projeto. No entanto, essa regra pode variar de acordo com a região e município, por isso, é indispensável analisar junto a sua cidade.
Cada cidade tem um padrão de aprovação para uma casa, que define todos os documentos necessários segundo o Plano Diretor. Esse aspecto também varia muito considerando cada gestão municipal, portanto, é outro dado que deve ser analisado.
A taxa de ocupação do terreno, recuos e afastamentos também seguem regras específicas, segundo a gestão de cada município. Sendo assim, antes mesmo de iniciar o projeto, é necessário avaliar todas essas condições e atendê-las corretamente.
Ter atenção às legislações e normas para construir a casa de madeira é indispensável. consiste na melhor forma para garantir a legalidade do projeto e a segurança, evitando problemas sérios junto aos órgãos públicos, como multas e embargo da obra.
Para garantir que tudo corra bem e dentro da lei, lembre-se de contar com uma assessoria especializada na construção de casas de madeira. Esse apoio é um diferencial relevante para atender às leis durante todo o processo construtivo.
Como percebeu, os requisitos da legislação para construção de casa de madeira são diversos e devem ser seguidos rigorosamente. Assim, você poderá aproveitar seu imóvel como sempre quis e com a tranquilidade de saber que tudo está regularizado.
Gostou do conteúdo? Agora que já sabe o que diz a legislação para construção de casa de madeira, não perca nenhuma novidade e assuntos relevantes nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e no LinkedIn!